Matrícula

Será excluído do curso o aluno que deixar de renovar, a cada semestre, sua matrícula em atividades acadêmicas. Essa exclusão é automática e não depende do colegiado ou da secretaria, e vale a partir da primeira matrícula (portanto quem deixar de se matricular estará automaticamente fora curso).

O aluno admitido neste curso de Pós-Graduação deverá, no prazo estabelecido pela secretaria, requerer matrícula nas atividades acadêmicas de seu interesse. A matrícula requer a anuência do/a docente orientador/a ou pelo/a Coordenador/a, como disposto no §2o do art. 31 das Normas Gerais de Pós-Graduação da UFMG.

Durante a fase de elaboração de dissertação ou tese deverá matricular-se em ELABORAÇÃO DE TRABALHO FINAL.

O acesso ao Sistema de Matrícula Online da Pós-Graduação se dá por meio do Portal MinhaUFMG.


ACERTO DE MATRÍCULA:
O/A aluno/a deverá preencher o formulário de acerto de matrícula no prazo definido pela secretaria.


TRANCAMENTO PARCIAL DE MATRÍCULA
O estudante poderá solicitar ao Colegiado de Curso o trancamento parcial da sua matrícula efetivada, em uma ou mais disciplinas devendo a Secretaria do curso registrar o trancamento autorizado e comunicá-lo ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico. O trancamento parcial requer a anuência do/a orientador/a ou do/a Coordenador/a, como disposto no § 2o do art. 31 das Normas Gerais de Pós-Graduação da UFMG. Durante o curso, o trancamento de matrícula será concedido apenas uma vez numa mesma atividade acadêmica. O pedido deverá ser feito mediante a entrega do formulário próprio.


TRANCAMENTO TOTAL DE MATRÍCULA
O Colegiado poderá conceder trancamento total de matrícula, à vista de motivos relevantes, não sendo o período de trancamento computado para efeito de integralização do tempo máximo do curso. O pedido deverá ser feito ao Colegiado mediante a entrega do formulário próprio.


SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINA ELETIVA